Saturday, January 21, 2006

Corrector ortográfico

Como sabem este dia está a ser para mim muito difícil de passar. O de amanha ainda vai ser mais. Fico sempre assim em ocasiões em que o meu futuro está em jogo. Mas como não sou de perder tempo - 'time is money' - dediquei a meditação deste dia à questão do corrector ortográfico. Reconheço que entre mim e o corrector há uma diferença de opinião em muitos aspectos. Sinto que num sentido muito particular o corrector não me respeita. E se há situações em que estou disposto a ceder há outras em que sinto o meu orgulho ferido. É que isto me parece perseguição. Por vezes o corrector sublinha-me as palavras quase todas. É perseguição. Só pode. Faz-me lembrar as arbitragens contra o Benfica. Eu nunca vi o corrector fazer isto com outras pessoas. A Umbelina já me disse para eu ter calma e me ir adaptando, mas isto fere o meu amor-próprio e a minha auto-estima. Como estamos num país livre e democrático eu acho que devo dar a minha opinião sobre os correctores que indecentemente nos privam da liberdade de escrevermos como a nossa veia artística nos sugere. Pois eu acho que o corrector é o instrumento mais anal que conheço. E eu não sou adepto do 'nhoff nhoff'*. Nunca gostei dos correctores que viam as minhas provas na escola. Eram uns facciosos de merda. Sou incapaz de usar aquela tinta branca que as secretárias louras usam para pôr nos écranes dos computadores (adoro piadas de louras hahahaha). O único sítio onde eu gosto dos correctores é na bolsa. Bom a minha meditação já vai longa. Vou treinar mais um bocadinho de corrector para me preparar para amanha. Continuem a vossa reflexão para quando forem votar se portarem como verdadeiros Joaquins.

Joaquim (assessor)

* NT: não foi possível encontrar referências a esta expressão

0 Comments:

Post a Comment

<< Home