Sunday, February 05, 2006

Caricaturas

Tenho que reconhecer que esta semana não foi nada positiva. Ontem até o 'blogspot' pifou. Perdi um texto e uma série de comentários que, como sempre, revelavam uma extrema actualidade e pertinácia. Mas hoje não vou falar disso porque me quero dedicar exclusivamente à meditação. Hoje o assunto é ainda mais sério do que habitualmente. Eu sou contra as caricaturas. É uma questão de princípio. E sendo contra uma caricatura sou contra todas as caricaturas. Quando eu era criança brincava com caricas. Não havia 'playstations' e a gente tinha que se contentar com as tampas das cervejas e das coca-colas. Mas agora esta brincadeira com as caricaturas de profetas já é mais complicado. De facto eu já me tinha perguntado como é que conseguiam arranjar tanta virgem para tanto suicida. Aqui no ocidente ia ser muito difícil. Mas lá o oriente deve ser mais fácil. Elas andam sempre com a cara tapada e os pais delas têm cá uma fuças que a coisa não promete nada. Talvez por isso eles tenham assim umas quantidades extras te virgens. Mas mesmo assim a coisa tinha que acabar. Mas não é essa a questão. A questão é mesmo as caricaturas de pessoas e coisas sagradas. Eu sou contra. Até peço desculpa se ofendi alguém ao deixar há dias o Sr. Professor pôr aqui o Silvester. É que há pessoas que adoram gatos. Sei lá, podiam não gostar de ver o seu gato sagrado numa caricatura. Mas já que falo do Sr. Professor devo dizer que para mim é sagrado e se alguém fizer alguma caricatura dele é bom que ponha a sua embaixada bem guardada. Aliás, eu hoje era para não postar porque tinha combinado ir atirar umas pedradas à embaixada da Dinamarca. Mas a Dina esqueceu-se de marcar e acho que já não tinha lugar. Até já tinha alugado umas barbas como as da vida de brian para não destoar do conjunto. Era eu ainda bebé pequenino quando o meu pai me levou para a 'manifa' contra o 'je vous salut marei'. Fiquei a gostar da coisa e depois disso não tenho perdido nenhuma. Mas o fundamental desta questão é que devemos acabar de vez com as caricaturas. É que antes de fazer a caricatura devemos ver se o que vamos caricaturar é sagrado para alguém. E se repararem é sempre. Caricaturar o trabalho. Não porque o trabalho é sagrado. Caricaturar o dinheiro. Não porque o dinheiro é sagrado. O sono é sagrado. O descanso é sagrado. Qualquer coisa que a gente pense é sagrada para alguém. Por isso o melhor é não fazer caricaturas. É que também se uma coisa qualquer não for sagrada para alguém, porque é que haveria de se fazer uma caricatura com ela? Quod era demonstratum (até pareço o paxeco pareira - o gajo que consegue vender tudo o que regurgita ). Por tudo isto dou aqui início a um abaixo assinado para criar uma associação internacional anti-insultos caricaturais (aiaic). Esta multinacional internacionalista destina-se a juntar fundos pra auxiliar as vítimas das caricaturas. A AIAIC vai brevemente abrir uma conta poupança habituação na delegação do bcp em Genébra e divulgar o número para onde os eventuais interessados poderão enviar a sua contribuição que desde já agradecemos. Por um mundo livre de caricaturas. Contribua. Os caricaturados agradecerão. Bem hajam.

Joaquim (assessor)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home